Concurso Cultural 2018


Dizem que uma pessoa não pode tomar banho duas vezes no mesmo rio. A água se renova a cada instante com o correr do rio; as células se renovam a cada instante para que a pessoa continue viva. Muda o rio e mudamos nós, a cada instante o rio não é mais o mesmo e nós não somos mais os mesmos.

O Arquiteto José Aguilera relata que se pensarmos que o nosso organismo vive somente no presente (o passado já se foi e o futuro ainda não chegou) se tomamos consciência somente daquilo que nossos sentidos nos informam neste instante, não poderiamos saber o que é um rio, não podemos saber o que é o dia de ontem, o que é um dia, e não saberemos ao menos quem somos.

O que liga aquilo que fui ontem ao que sou hoje é a “memória”. A memória é o que dá continuidade. O que informa quem eu sou e me dá identidade. Se por um lado nos informa o passado, por outro, influencia a percepção que temos do presente e, portanto, o nosso comportamento em relação ao futuro.

Sempre guardamos na memória um lugar em que fez diferença em nossos sentidos. Seja uma passagem boa, de um encontro, de um evento ou de um lugar que se re-conecta com a paz e harmonia ou uma saudade.

Qual “lugar” em Caçapava do Sul que tens na “memória” uma passagem feliz? Conte em 88 palavras e participe desse modo, das celebrações alusivas aos 187 anos de Caçapava do Sul, que acontece no dia 25 de outubro.

Confira o regulamento e participe:

Regulamento Concurso Cultural Literário “Um Lugar de Memória em Caçapava do Sul, em 88 palavras”

Os projetos “88 palavras” e “Caminhos do Sul da América”, em parceria com o Jornal A Palavra, com o apoio da Câmara de Vereadores, são parceiros na realização do Concurso Cultural Literário “Um Lugar de Memória em Caçapava do Sul, em 88 palavras” visando estimular e potencializar a cultura literária e concomitante homenagear 187 anos da nossa cidade, comemorados no dia 25 de outubro.

Este concurso propicia aos caçapavanos transcreverem passagens em um lugar de Caçapava do Sul, que tenha ficado na sua memória uma recordação feliz, ou de um lugar que a pessoa se re-conecta com a paz e harmonia, ou ainda de uma saudade, numa atividade reflexiva ou lúdica. O concurso é dirigido a todos caçapavanos natos, residentes, ou não, em Caçapava do Sul.

1. Objetivo: 
1.1. Estimular e premiar talentos a partir da criação em língua portuguesa dos gêneros literários: crônica e poesia, escritos com apenas 88 palavras (sem considerar o número de palavras do título).

2. Condições: 
2.1. Cada concorrente poderá participar com apenas um texto original, rigorosamente inédito.
2.2. Os textos não poderão ser divulgados por quaisquer meios, total ou parcialmente, até a data da publicação.

3. Inscrições: 
3.1. As inscrições devem ser feitas até o dia 15 de outubro de 2018. Os interessados devem conferir o regulamento e fazer inscrição pelo e-mail: 88palavras@gmail.com
 Com os seguintes dados: 
Nome:
Data de nascimento:
Escolaridade:
Endereço completo:
Telefone de contato:
Categoria: 
3.2. O preenchimento incorreto do cadastro resultará na anulação da inscrição sem aviso prévio.
3.3. O concurso pode ser em qualquer categoria, seja poesia ou crônica. 
3.4. Os textos devem ser escritos em português e ter 88 palavras, sem considerar as palavras do título.

4. Seleção: 
4.1. Independente do número total de inscritos, serão escolhidos 3(três) textos para publicação no blog “88 Palavras”;
4.2. A seleção será feita por uma comissão julgadora composta por pessoas capacitadas na área e colaboradores do blog “88 Palavras” e Jornal A Palavra;
4.3. O parecer da comissão julgadora é irrecorrível;
4.4. Qualquer outro processo/etapa de seleção incluso no concurso ou mudança no desenvolvimento do mesmo não poderá ser questionado.

5. Critérios: 
5.1. Os textos serão analisados a partir dos seguintes critérios: 
a. Correção ortográfica;
b. Criatividade;
c. Inovação;
d. Singularidade.

6. Premiação: 
6.1. Os três primeiros classificados serão contemplados com certificado e publicação no Blog “88 palavras”.
6.2. O primeiro colocado receberá um troféu e publicação impressa no Jornal A Palavra.
6.3. A divulgação dos selecionados será através do site “88 palavras” e sites e blogs dos promotores do concurso até o dia 22 de outubro de 2018.
6.4. A premiação será entregue na Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul, em data a ser amplamente divulgada.

7. Publicação e direitos autorais: 
7.1. Os candidatos assumem total responsabilidade pela autenticidade dos trabalhos inscritos.

8. Informações: Pelo e-mail: 88palavras@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário